O perigo fatal que se esconde nas praias este Verão

Os agueiros são uma forte ameaça a todos os banhistas durante todos os Verões, mas este ano em particular e muito por culpa de um Inverno rigoroso, com um mar agressivo que alterou os fundos perto da praia, existe uma maior preocupação por parte dos nadadores salvadores quanto ao perigo da formação destes fenómenos da natureza.

Numa situação em que a corrente rapidamente arrasta um banhista, como as correntes de retorno, situações em que as ondas que quebram de forma mais violenta mesmo junto à beira mar formam canais em que a água regressa ao mar, o melhor é não nadar contra a corrente, porque é demasiado forte e o cansaço rapidamente nos apodera. Nestas situações, devemos deixar-nos ir pela corrente e, quando sentimos que as ondas vão perdendo força, mais longe da costa, devemos começar a nadar paralelamente à linha da praia até sentir que é seguro sair.

No Brasil, onde os agueiros também são uma ameaça levada muito a sério, a TV Tribuna divulgou algumas imagens educativas para precaver os banhistas para este perigo oculto.