Gorila de 1,80m apanha tratador desprevenido – o vídeo torna-se viral

Seja o prenúncio do Planeta dos Macacos ou um truque incrível, a verdade é que este gorila decidiu andar como um humano…

Para os visitantes do Jardim Zoológico de Port Lympe, em Kent, na Inglaterra, foi um choque ver um gorila a passear pelo seu recinto como se fosse um homem. Mas trata-se apenas de Ambam a mostrar a sua habilidade única, que tem em comum com o seu pai.

Na maioria das vezes, Ambam é como qualquer outro grande macaco no jardim zoológico. Ele mete-se com as crianças, come algumas plantas deliciosas e passeia com outros gorilas.

Ambam é a segunda geração da sua família que pode chamar de lar a Port Lympe. Originalmente fundado como jardim zoológico particular do magnata do jogo britânico John Victor Aspinwall, hoje é uma reserva de vida selvagem de caridade.

Port Lympe é mais do que apenas um jardim zoológico e resort: é o lar de muitas espécies ameaçadas, que estão a tentar reproduzir, como rinocerontes pretos e elefantes africanos.

No entanto, a joia da coroa deles é o Palácio dos Macacos, o maior recinto de gorilas do mundo. Esta grande família de reprodutores de gorilas desta planície ocidental é muito importante, porque todas as espécies de gorilas estão seriamente ameaçadas de extinção.

Um dos maiores gorilas do grupo é Ambam, com 1,80m de altura. Com outros gorilas, isso seria apenas uma referência, mas no caso de Ambam é literal. Ele levanta-se totalmente, imitando os seres humanos.

Ambam faz isso não porque ele está prestes a liderar uma revolução, como Cesar nos últimos filmes do Planeta dos Macacos. Não, ele aprendeu esse comportamento por observação!

O verdadeiro quebra-cabeça é de onde é que ele apanhou esse jeito… a equipa do jardim zoológico diz que o seu pai costumava fazer isso e andar um pouco. Então, é possível que Ambam tenha aprendido com ele. Outros pensam que ele simplesmente está a imitar os humanos, que vê à volta dele o tempo todo.

Existe também uma teoria que é genético, que algo no seu ADN o torna predisposto a esse comportamento. Não importa a razão, a realidade é que ele está a tornar-se uma sensação no jardim zoológico e a atrair muitos visitantes, especialmente com o seu último truque.

Ambam não se põe apenas de pé como as pessoas – ele ainda passeia por lá como nós! De costas firmes, pernas retas e mãos ao lado, Ambam anda com toda a naturalidade.

E não é só o gorila de 28 anos que faz isso – a sua irmã também tem esse talento, embora não o mostre com tanta frequência.

Os especialistas dizem que esse comportamento não é incomum, mas é aprendido. Os macacos geralmente preferem andar com os nós dos dedos, mas algo nesta forma de andar atrai estes gorilas.

Veja-os em ação no vídeo e PARTILHE!