A maior tartaruga marinha emerge do oceano e deixa todos boquiabertos

Todos adoram tartarugas, com os seus grandes olhos e padrões de carapaças fascinantes que rivalizam com algumas das mais belas criaturas do mundo. Das tartarugas nos nossos tanques às que vagueiam pelos oceanos – há algo sobre estes animais que desperta mais interesse humano do que outros.

Então, quando uma enorme tartaruga-gigante deu à costa, as pessoas vieram de longe para conferir. Elas não faziam ideia de que estavam a olhar para a maior espécie do mundo…

A mãe tartaruga vista neste vídeo entrou cuidadosamente na praia, evitando humanos curiosos e fugindo de possíveis predadores. Ela precisava de colocar os seus ovos – e nada iria meter-se no seu caminho!

Em vez de bloquear a mãe determinada para tirar fotografias, os espectadores deram-lhe todo o espaço que ela precisava. Eles definitivamente queriam ver a magia do momento, mas a última coisa que queriam fazer era interferir no trabalho da natureza!

Mesmo que seja fácil assumir que a tartaruga era do sexo masculino devido ao seu tamanho, o site da Oceana explica que as do sexo feminino são as únicas que vão à costa:

“As tartarugas-gigantes passam quase todo o seu tempo no oceano, e as fêmeas só vão à praia para deixar os ovos. Por essa razão, as tartarugas do sexo masculino são mais difíceis de estudar.

Sabe-se que as tartarugas-gigantes viajam longas distâncias durante as suas vidas. Em alguns casos, podem viajar ao longo de bacias oceânicas inteiras (por exemplo, todo o Oceano Pacífico), depois de eclodirem, a fim de alcançar áreas de alimentação juvenil. Ao longo da sua vida, uma tartaruga-gigante pode cruzar o oceano várias vezes, indo e voltando de locais preferidos para alimentação ou nidificação. Como outras tartarugas marinhas, as tartarugas-gigantes regressam à região onde nasceram para acasalar e fazer o ninho.”

Estas incríveis criaturas viajam milhares de quilómetros, apesar de algumas das maiores tartarugas-gigantes poderem ter mais de 2 metros de comprimento e pesar mais de 900kg.

O seu tamanho não as impede de vasculhar o oceano em busca de uma melhor alimentação, acasalamento e áreas para brincar.

Veja esta grande tartaruga-gigante fascinante no vídeo abaixo e PARTILHE!